A hora do pesadelo

Na noite passada me sentir saindo de um filme de terror.Daqueles que você quando assiti fica com medo do escuro.Desde pequena sofro de terror noturno ou para ficar mais chique de pavor nocturnus.Nossa parece coisa de rico.O que muitas vezes para mim depois é engraçado, na hora não tem graça nenhuma.Na noite passada acordei gritando tanto que acho que até os mortos ouviram.Não é facil conviver com este distúrbio,pois afeta muito no social.Estima-se que 3% dos adultos e 15% das crianças e adolecêntes sofrem deste disturbio.O terror noturno nada mais é que, acordar brutalmente de um pesadelo e mesmo acordada agi como se estivesse dormindo.Agitação,gritos,suor,falta de ar e em alguns caso fuga da cama ou do quarto.Comportamento destrutivo e agressão.Na maioria das vezes a pessoa não se lembra de nada.Durante o ataque de terror noturno, existe uma superativação do sistema nervoso autônomo simpático, incluindo dilatação das pupilas, sudorese, aumento nas taxas respirátórias e cardíaca, e aumento na pressão arterial. A taxa do coração (taquicardia) pode aumentar até 160 a 170 batimentos por minuto (o normal geralmente é de 60 a 100 no adulto), os quais são maiores que aqueles ocorrendo durante os episódios de estresse mais severos.Atualmente não foi detectada nenhuma causa nem um tratamento específico para casos de terror noturno. Entretanto psicoterapia e hipnose tem mostrado benefícios em alguns paciêntes .O terror noturno é o irmão malvado do sonambulismo.








Eu como muitos brasileiros sofro de distúrbio do sono.O que classifica se você sofre de algum distúbio é um padrão alterado de sono que pode incluir a dificuldade de adormecer ou de continuar dormindo, adormecer em horários impróprios, tempo total de sono excessivo ou comportamentos anormais associados ao sono.São varios os distúrbios do sono e já foram descobertos mais de 80,entre eles :
  • apnéia do sono
  • narcolepsia
  • hipersonolência
  • sindrome das pernas inquietas
  • sonambulismo
  • terror noturno
  • bruxismo (ranger os dentes)
  • ronco primario
  • insonia
E assim vai uma longa lista dos nossos "amiguinhos" noturnos.Esses comportamentos estão diretamente relacionados com desenvolvimento humano, contudo,caso tenha uma grande afinidade com algum distúrbio e eles venham a ocorrer com maior freqüência é necessário procurar um especialista. Coisa que eu nunca fiz.


É possível ter um sono com boa qualidade e livre destes distúrbios. Acompanhe abaixo, 10 dicas recomendadas pela ABSONO (Associação Brasileira do Sono) para você ter um bom descanso.


10  Mandamentos para uma boa noite de sono


1. Horário regular para dormir e despertar.

2. Ir para a cama somente na hora dormir.


3. Ambiente saudável.

4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir.


5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.


6. Não exagerar em café, chá e refrigerante.

7. Atividade física em período adequados e jamais próximo à hora de dormir.

8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado.

9. Não levar problemas para a cama.

10. Atividades repousantes e relaxantes após o jantar.

Difícil seguir a risca os mandamentos para uma agradavél noite de sono.Adoro um "refrizinho',cigarros são companheiros antes do soninho, a hora da janta e a Festa  de Babete e os problemas são nossos amantes.Sempre estão presentes em nossa mente na hora de dormi.




A cada noite,chegamos a sonhar entre cino e quatro vezes,geralmente não nos lembramos de todos os sonhos.Os sonhos ajudam a mente a processar informações,eles são sinais de uma mente ativa que coloca em ordem as experiências de vida.Mas em meu caso.desordem total.Usamos os sonhos e pesadelos para lidar com  extresses e pressões da vida.Ele é nosso termometro para dar vazão a medos,insegurança,situações de conflito.
Como mostra a figura a cima os gregos antigos pensavam que,durante o pesadelo,a pessoa era dominada por um 'incubus" (um pequeno demônio) que se sentava no torax do sonhador,levando-o a sensação de sufocamento,dificuldades respiratórias,e um coração acelarado e pesado.
No passado os sonhos eram interpretados por mágicos e adivinhos. Várias passagens do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, teriam sido passadas a Maomé durante os sonhos.No período moderno o maior decifrador de sonhos foi Freud. Para ele os sonhos são realizações de desejos. Sonhamos com aquilo que desejamos enquanto estamos acordados.
Vai saber quem tá certo nesta questão.Eu só quero uma boa noite de sono para começar bem o dia.E você o que acha dos disturbios,sonhos e pesadelos?


Assista o vídeo abaixo sobre uma pesquisa do sono.

E uma boa noite de sono para você.

















Comentários

Postagens mais visitadas